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ENSINO E OBRAS
ENSINO E OBRAS

                               

                                                 

 

                               ENSINO E OBRAS-TEXTO BÁSICO: (AP 2.2-19)

                                              Introdução

As 7 cartas destinadas as 7 igrejas da Ásia são riquíssimas em lições não só escatológicas, mas também em acervo histórico dispensacional e geográfico. O texto em epígrafe foi escrito no ano 90 d.C pelo apóstolo João, quando estava em exílio na ilha de Pátmos sob autoridade do imperador de Roma. O apóstolo do amor como é conhecido pela tradição, segundo a mesma após ter sido lançado dentro de um tacho com azeite fervendo, saiu sem ao menos ter a sua pele avermelhada. Logo o imperador furioso deu ordem para que ele fosse levado para Pátmos. A primeira carta é remetida para a igreja que estava na cidade de Éfeso. Em síntese Éfeso como as demais cidades que são mencionadas nas 7 cartas ficavam em uma localização que hoje é a parte Oeste da atual Turquia. A palavra Éfeso na sua etimologia significa: "primeira e/ou preferida". Dispensacionalmente ela representa a igreja que teve inicio em 32 d.C e atuou até o ano 100 d.C. A igreja de Éfeso teve como sinônimo a evangelização, por isso cresceu meteoricamente! Existe um paralelo e uma equação teológica entre o texto em epígrafe e a parábola do semeador (Mt 13.1-9). 

                                               1° tópico

A igreja de Éfeso era extremamente preparada e dedicada no que tange à pregação e ao ensino. Eles não admitiam erros doutrinários ou teológicos ali. Imaginem uma igreja que foi: fundada pelo apóstolo Paulo, discipulada e ensinada por Priscila, Áquila e por Apolo e também pastoreada por Timóteo e João. Nesta igreja eles colocavam à prova os pregadores e ensinadores, para só depois de aprovados serem autorizados a pregar e ensinar (Ap 2.2). Todavia ela foi reprovada por Jesus haja vista, ter perdido o primeiro amor. Ou seja; deixou que o esmero, a dedicação e sobre tudo a intimidade que tinha para com a causa do Mestre se esfriasse paulatinamente (v-4). Ora não é por acaso que o apóstolo dos gentios, faz uma alusão ao casamento, usando o relacionamento de Jesus com a igreja, para alertar o perigo iminente que a mesma corria de perder o primeiro amor Ef 5.22-28). Todavia aquilo que Paulo alertou cerca de 30 anos antes havia se tornado crônico (Ef 6.24; cf- Ap 2.4). É como uma doença grave, que se não for diagnosticada e tratada de modo precoce, se torna irreversível e letal. Era tão perceptível e caótica o estado de formalismo, comodidade e inércia desta igreja que Jesus os admoestou; que se não houvesse um arrependimento e uma mudança de postura em caráter de urgência ela entraria em trevas espirituais (v-5). O candeeiro ou castiçal com 7 canas (Menorah) no Antigo Testamento e no Tabernáculo de Moisés era o primeiro utensílio que os sacerdotes avistavam ao entrarem no lugar santo, para ministrar. Ele representa toda a atuação do Espirito santo na vida da igreja e também a luminosidade que projetamos quando as nossas obras se coadunam com os princípios e preceitos da Palavra de Deus (Zc 4.1-3;Mt 5.16; Ap 5.6). Não obstante a reprovação por parte de Jesus, mas Éfeso ainda teve um ponto positivo a seu favor. Ou seja; esta igreja aborrecia as obras dos Nicolaítas (v-6), como também o próprio Jesus afirmou aborrecer. Existem muitas conjecturas e até especulações a respeito do que seria a doutrina dos nicolaítas, mas me parece que a mais querente é que seria proveniente de Nicolau, uma dos sete diáconos que foram escolhidos pelos apóstolos para fazerem a obra do Senhor (9 At 6.5). Segunda a história ele teria começado muito bem o seu ministério, mas algum tempo depois a sua esposa o teria traído e isso se tornou uma rotina e uma normalidade, fazendo com que Nicolau se corrompesse. E é provável que alguns discípulos dele se estenderam até Éfeso.

                                                2° tópico

O segundo versículo do texto em epígrafe, não obstante ter o mesmo remetente, todavia o destinatário é outro. Estamos falando da igreja de Tiatira. Etimologicamente esta palavra se traduz por: "queimar incendo". O incenso no Novo Testamento são as orações dos santos (Ap 5.8). Isso nos mostra que essa igreja deveria ser fiel e viver em oração. Dispensacionalmente ele representa e igreja que atuou de 800-1517 d.C. Essa igreja foi reprovada por Jesus pelo fato de que, trocou o ensino da Palavra de Deus por profecia e também por comer coisas sacrificadas aos ídolos ( v-20). A mulher que Jesus chama de Jesabel, na verdade se chamava Isabel. Jesus se utilizou desse nome para fazer uma alusão ao mesmo espírito que atuava na vida da esposa do rei Acabe. Haja vista, as duas terem uma série de características semelhantes. Inclusive no fato de serem insubmissas aos seus respectivos maridos. Essa mulher de Tiatira era a esposa do presbítero que dirigia a igreja, mas era ela quem ditava as ordens. Além se auto denominar como profetiza (v-20). Outro sim, em Tiatira havia um sindicato que esta mulher também comandava. Ela tinha muita influência sobre os empresários da cidade. Logo só conseguia um emprego que frequentasse as festas que ela promovia e que eram regadas a orgias e a comidas sacrificadas aos ídolos. Por isso a carta que é endereçada a igreja de Tiatira tem um paralelo e uma equação com a parábola do fermento (Mt 13.33). Mulher aqui em Mateus fala de uma instituição religiosa falsa. Visto que o fermento representa uma impureza que altera o teor. No caso as heresias que adulteram a Palavra de Deus ( cf- Pv 30.5-6).

                                                        Conclusão

Quero concluir esta simples mensagem, mostrando um contraste que existia entre a igreja de Éfeso e a igreja de Tiatira. Ou seja: Éfeso tinha ensino, mas perdeu o primeiro amor. Foi negligenciando as obras, o esmero e a dedicação pela causa da obra de Deus. Enquanto que Tiatira aprimorou as suas obras cada vez mais. As últimas foram maiores do que as primeiras.  Todavia não tinha ensino da Palavra de Deus (Ap 2.2; cf- 19).

                                                         Ilustração 

Nesta ilustração quero usar dois elementos da chamada tabela periódica. (tabela de química). São o cloreto e o sódio. Qualquer um desses elementos se ingerido ou aplicado de modo parenteral são letais. Levam a pessoa à morte. Mas quando são misturados acontece uma reação química e eles se transformam no cloreto de sódio (sal de cozinha). Então pode ser utilizado com toda a segurança nos alimentos para temperar e trazer um gosto agradável. Assim também acontece, quando esses dois princípios (ensino e obras), são utilizados de modo equilibrado. Pois são elementos indispensáveis para o bem estar da obra do Senhor...

 

 

Pastor Mauro Alves